O que são produtos orgânicos
PDF Imprimir E-mail
Os primeiros teóricos da produção de alimentos naturais surgiram na Inglaterra e na Alemanha, por volta das décadas de 20 e 30. Neste período, o solo estava sofrendo diversos danos causados pela intensificação dos processos de cultivo na Europa no entre guerras. Porém, foi nos anos 40 que o pesquisador inglês sir Albert Howard, criou o termo agricultura orgânica, publicado no livro “Testamento Agrícola”. Surge daí o conceito de agricultura sustentável, que tem como objetivo principal fertilizar a terra de forma que não agrida o meio ambiente, sem o uso de fertilizantes e agrotóxicos.

Segundo o ensaísta americano Wendell Berry, toda a questão da saúde, do solo, das plantas, dos animais e do homem é um único e grande tema. Há uma conexão indissociável entre a Saúde da Terra e a Saúde pública, que vem sofrendo ao longo dos anos intervenções baseadas numa lógica industrial. Uma alternativa para quem deseja comer bem, e de forma saudável, são os produtos orgânicos. O grande diferencial destes alimentos é o fato de não serem utilizados agrotóxicos e fertilizantes durante o cultivo.

Além disso, o alto teor de antioxidantes, vitaminas e minerais têm contribuído para o aumento do consumo de orgânicos. Os benefícios desses produtos para o organismo são incontáveis. No caso das frutas, as orgâncias apresentam maior quantidade de fósforo, são mais firmes, além de possuírem mais fibras e outros nutrientes que favorecem no equilíbrio do organismo. Os processos de produção de orgânicos respeitam as diferentes épocas de safra, incentivando a preservação dos recursos naturais.

“Comer é um ato agrícola”, Wendell Berry