Perfil da Chef
PDF Imprimir E-mail

Tiana Rodrigues, de 47 anos, é pioneira na Alimentação com Vida no Brasil. Sua trajetória em restaurantes de comida natural no Rio de Janeiro evidencia uma preferência por alimentos saudáveis, que foi amadurecida quando morou por 11 anos em Nova Iorque (EUA). A filosofia Raw Food (Alimentação Viva) estava em destaque nos Estados Unidos e despertou o interesse da chef, determinando não apenas uma mudança radical em seus hábitos alimentares como em sua linha de trabalho na cozinha. Formada pelo Natural

Gourmet Institute, Tiana estagiou em restaurantes vegetarianos e de Alimentação com Vida. Além da formação no exterior, participou do grupo de estudo Biochip, na PUC-RIO, com a professora Ana Branco, pioneira no país em pesquisas sobre alimento vivo.

Para a chef, o maior desafio é recriar o sabor dos pratos e construir um menu baseado no modelo afetivo. Assim, os pratos trazem nomes de receitas conhecidas como pizza, lasanha, empada, craker, gnocchi, macarrão e sanduíches, sendo elaborados com ingredientes frescos, desidratados até 40º. Além do frescor e da apresentação, o sabor é criado a partir de ervas, brotos, cogumelos, algas, coco, hortaliças, cacau 100%, entre outros. Tudo que é industrializado ou artificial, Tiana explica que é possível encontrar um correspondente natural. Sua tarefa é combinar ingredientes para compor texturas, aromas e sabores, que estimulem o apetite e também fiquem registrados na memória, assim como as receitas tradicionais.

Segundo Tiana, é possível se manter saudável com uma alimentação até 80% viva. Seu objetivo é apresentar alternativas saborosas, que são fontes de energia vital, ricas em enzimas e capazes de proporcionar uma interação consciente com a cadeia alimentar produtiva. “Queremos mostrar que é possível ter mais saúde, sem perder o prazer de comer. Os pratos são criados de forma que as pessoas possam se deliciar diante de um macarrão de abobrinha, por exemplo. A gente é o que come e se comemos alimentos vivos, estamos vivos”, finaliza.